Hestia: Mito e Arquétipo / Hestia: Myth and Archetype

CLICK HERE FOR THE ENGLISH VERSION
HESTIA: MITO GREGO EM RESUMO

Cronos (pai de Héstia) casou com a sua irmã Reia, que lhe deu seis filhos: três mulheres (Héstia, Deméter e Hera) e três homens (Hades, Poseidon e Zeus). Como tinha medo de ser destronado por causa de uma maldição de um oráculo, Cronos engolia os filhos ao nascerem. Comeu todos, exceto Zeus, que Reia conseguiu salvar enganando Cronos ao enrolar uma pedra em um pano, a qual ele engoliu sem perceber a troca. Reia escondeu Zeus numa caverna no monte Ida, em Creta. Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se de seu pai, solicitando, para esse feito, o apoio de Métis — a Prudência — filha do titã Oceano. Esta ofereceu a Cronos uma poção mágica que o fez vomitar os filhos que tinha devorado.

Cortejada por Poseidon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais.

Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias.

Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direto do sol.

Quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e com ele, acendiam a lareira onde seria o núcleo político da nova cidade.

Sempre fixa e imutável Héstia simbolizava a perenidade da civilização.

ARQUÉTIPO DE
HESTIA

A deusa Héstia é consagrada à lareira. Seu símbolo era um círculo e os rituais a ela consagrados usavam o fogo. Porém, o fogo de Héstia representa o aquecimento e não a destruição.

Diferente das outras duas deusas virgens que têm a consciência focada para aspectos externos, Héstia tem a consciência focada para seu próprio interior, portanto, mais subjetiva. Assim como as outras duas deusas (Ártemis e Atena), por Hestia estar com a percepção focada, isto é, dirigida apenas para seu foco de interesse, o restante (sejam pessoas ou coisas) são meros detalhes sem importância. É uma deusa protetora dos lares, o que faz com que seja diretamente relacionada à nossa força interior, em oposição à nossa expressão diante do mundo.

Leia mais sobre as deusas virgens e sua consciência focada aqui. E leia mais sobre Ártemis aqui ou sobre Atena aqui.

Este é o arquétipo da pessoa que valoriza o lar, que aprecia tomar conta de casa. Gosta de fazer as tarefas domésticas para agradar a si mesma. Também é comum àquelas que se dedicam a uma vida religiosa ou à meditação. Ela é quieta, reservada, calma, introvertida e aprecia a solidão (muitas vezes, sente-se alienada do mundo que a cerca).

Hestia e o Trabalho

No trabalho, não é competitiva, sendo que trabalhar não é seu forte. Falta-lhe ambição, desejo de poder e de reconhecimento. Quando desempenha uma atividade profissional o faz com esmero mas de modo nada apelativo – apenas faz o que tem que fazer. Tem poucas amizades pois não gosta de conversas triviais.

Hestia e a Família

A maternidade e a sexualidade não são pontos fortes deste arquétipo. Caso a pessoa Héstia se case, será uma boa esposa/marido e poderá também ser uma boa mãe, cuidando dos filhos com amor e atenção. Porém, não é o tipo de mãe que estimula o franco desenvolvimento de potenciais.

Excesso do Arquétipo de Hestia

Héstia representa o equilíbrio e a quietude, que permitem a pessoa manter-se firmemente conectada e sair ilesa de um período conturbado. Quando em desequilíbrio, este arquétipo tende a tornar a pessoa extremamente emotiva, introvertida e isolada. O seu equilíbrio se dá através do exercício da sociabilidade, da expressão comprometida de sentimentos, de pontos de vista e necessidades. Ela precisa aprender a desenvolver a assertividade: ou através de outras deusas ou de seu animus (a energia masculina que habita o interior de cada mulher).

“A Deusa Interior” e o Arquétipo de Héstia

Esse arquétipo não é descrito como um dos seis arquétipos no livro de Jennifer e Roger Woolger. Os autores do livro “A Deusa Interior” escolheram trabalhar com as deusas Ártemis, Atena, Hera, Perséfone, Deméter e Afrodite, provavelmente por Héstia ser um arquétipo cada vez mais distante de nossa realidade em cidades contemporâneas. Héstia possui uma ligação forte com o mundo interior e espiritual e os Woolgers escolheram dar ênfase ao arquétipo de Perséfone nessa relação com o mundo dos mortos. Entretanto, Héstia pode ser associada ao arquétipo da “tia solteira” que ainda ronda a imaginação de muitos. Ela representa o estar bem consigo mesma na sua solidão. Porém, dentro de nossa sociedade patriarcal ainda não há espaço para mulher solteira que não queira um marido e/ou filhos, e que muitas vezes possa preferir dedicar sua vida à uma conexão espiritual.

Eu escrevi artigos sobre todas as outras deusas, se quiser leia mais sobre Perséfone aqui, ou sobre Ártemis aqui, ou Atena aqui, ou Hera aqui, ou Deméter aqui ou Afrodite aqui.

Referências:

"As Deusas e a Mulher" de Jean Shinoda Bolen
https://carlalindolfo.wordpress.com/2010/02/27/os-arquetipos-das-deusas-e-o-feminino/
https://ipth.com.br/arquetipos-do-sagrado-feminino/
http://www.aartedeamadurecer.com.br/o-feminino-e-seus-arquetipos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Héstia

Para evitar que eu fique postando sempre a mesma coisa em todos os posts, eu recomendo a leitura desse post para entender melhor o contexto da minha pesquisa e em qual momento estou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: